SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Intercessão entre políticas: psicologia e produção de cuidado nas políticas públicasViolência na Infância e Adolescência: Perfil notificado na mesorregião do Baixo Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BACHETTI, Lívia da Silva; FUKUSIMA, Sérgio Sheiji  e  QUAGLIA, Maria Amélia Cesari. Efeito do álcool na ilusão da máscara côncava: uma revisão. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 251-265. ISSN 1809-5267.

A ilusão da máscara côncava ocorre quando o observador a determinada distância percebe uma máscara facial côncava como convexa. Isso pode ser explicado pela sobreposição dos processos de alta ordem da percepção visual sobre os de baixa ordem. Pesquisas com indivíduos intoxicados e em Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) revelaram um prejuízo em perceber essa ilusão. O objetivo foi realizar uma revisão da literatura sobre o tema. Após buscas em bases indexadas, cinco pesquisas foram encontradas. Os resultados para os alcoolistas em SAA moderada revelaram uma menor frequência nas respostas de percepção da ilusão. Os resultados foram contraditórios quanto ao grupo de alcoolistas com SSA leve. Pesquisas futuras com metodologias diferentes são necessárias para testar as hipóteses explicativas da ilusão da máscara côncava em alcoolistas. É importante considerar os processos de tomada de decisão do observador diante da observação dos objetos como base a Teoria de Detecção de Sinal (TDS).

Palavras-chave : Síndrome de abstinência do álcool; Ilusão da máscara côncava; Teoria de detecção de sinal; Percepção visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License