SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Efecto del alcohol en la ilusión de la máscara cóncava: una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

HONORATO, Lorena Guimarães Ferreira et al. Violência na Infância e Adolescência: Perfil notificado na mesorregião do Baixo Amazonas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.2, pp. 266-284. ISSN 1809-5267.

O artigo pretende traçar um perfil da violência infantil notificada na região oeste do Estado do Pará, com ênfase na violência física e sexual. Trata-se de investigação descritiva, retrospectiva e quantitativa realizada por meio de análise documental, a partir das fichas de atendimentos as ocorrências de violência no Programa Pro Paz Integrado, nos anos de 2012 a 2015. Os dados apresentam-se em estatísticas descritivas. Dos 2.078 registros de violência notificados, 72% se deram em vítimas do sexo feminino, 31% das violências ocorridas na casa da vítima. A violência física foi a mais frequente (32%). A faixa etária mais atingida de 12 a 17 anos. Predominou o agressor intrafamiliar (17%) e as violências notificadas concentraram-se nas regiões periféricas (60%). Caracteriza-se um perfil prevalente de violências físicas, precedidas das sexuais, em vítimas do sexo feminino, adolescentes, de baixa renda e escolaridade, cor parda, religião católica, ocorridas na casa da vítima e com agressor intrafamiliar. Conclui-se a urgência desses resultados estarem inseridos na agenda de políticas locais de enfrentamento.

Palabras clave : Maus-tratos infantis; Adolescentes; Violência; Notificações; Promoção da saúde; Baixo Amazonas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License