SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3A invenção dos Alcoólicos Anônimos: alcoolismo e subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

DAMEDA, Cristiane  e  BONAMIGO, Irme Salete. Adolescentes, infração e drogas: cartografando tessituras de redes sociotécnicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 5-20. ISSN 1809-5267.

O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, o comércio proibido e outras ilegalidades relacionadas são considerados um sério problema na contemporaneidade, principalmente quando associados a adolescentes em situação de infração. As drogas são concebidas, neste estudo, como um ator da rede de vínculos dos adolescentes, mas também como parte de uma rede em expansão por meio da venda, compra e consumo que os vinculam ao tráfico. Este artigo é decorrente de uma pesquisa que identificou, a partir do método da cartografia e de noções da Teoria Ator-Rede, o consumo de drogas e o ato infracional como efeitos tecidos por uma rede de atores e que implicam a ação da droga, do sujeito, da família e de outros agentes nas relações que os enlaçam, permeadas pelos interesses que são construídos na busca de novas experiências. Trata-se da tessitura da cartografia dessa rede que produz e é produzida pelos vários atores a ela conectados.

Palavras-chave : Adolescência; Ato infracional; Drogas; Tráfico; Teoria Ator-Rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License