SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Adolescents, infraction and drugs: mapping sociotechnical networks texturesTensions of being a teacher in the private education sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

COSTA, Raul Max Lucas da  and  DANZIATO, Leonardo. A invenção dos Alcoólicos Anônimos: alcoolismo e subjetivação. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 21-34. ISSN 1809-5267.

O surgimento do alcoolismo como categoria médica no final século XIX foi contemporânea as intervenções médicas nas massas populacionais urbanas. Mais adiante, os Alcoólicos Anônimos (AA) surgem como uma irmandade com o propósito de tratar a "doença alcoólica" partindo de preceitos metódicos e espiritualistas. Este artigo objetiva discutir a constituição histórica e genealógica dos AA, destacando seus efeitos subjetivos em torno da categoria alcoolismo. Empreendemos um estudo bibliográfico utilizando a produção escrita dos AA, analisando os dados a partir da perspectiva foucaultiana. Constatamos que os AA individualizaram o diagnóstico de alcoolismo, até então concebido como uma doença social. Concluímos que os AA reformularam a concepção de doença alcoólica dando-lhe uma conotação subjetiva e inauguraram uma terapêutica pragmática cujo efeito foi uma nova construção identitária calcada em uma moral de vida.

Keywords : Alcoólicos Anônimos; Alcoolismo; Subjetivação; História e Genealogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License