SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Adolescentes, infracción y drogas: cartografiando tesituras de redes sociotécnicasAs tensões de ser professor no setor privado de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

COSTA, Raul Max Lucas da  y  DANZIATO, Leonardo. A invenção dos Alcoólicos Anônimos: alcoolismo e subjetivação. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 21-34. ISSN 1809-5267.

O surgimento do alcoolismo como categoria médica no final século XIX foi contemporânea as intervenções médicas nas massas populacionais urbanas. Mais adiante, os Alcoólicos Anônimos (AA) surgem como uma irmandade com o propósito de tratar a "doença alcoólica" partindo de preceitos metódicos e espiritualistas. Este artigo objetiva discutir a constituição histórica e genealógica dos AA, destacando seus efeitos subjetivos em torno da categoria alcoolismo. Empreendemos um estudo bibliográfico utilizando a produção escrita dos AA, analisando os dados a partir da perspectiva foucaultiana. Constatamos que os AA individualizaram o diagnóstico de alcoolismo, até então concebido como uma doença social. Concluímos que os AA reformularam a concepção de doença alcoólica dando-lhe uma conotação subjetiva e inauguraram uma terapêutica pragmática cujo efeito foi uma nova construção identitária calcada em uma moral de vida.

Palabras clave : Alcoólicos Anônimos; Alcoolismo; Subjetivação; História e Genealogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License