SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3The invention of Alcoholics Anonymous: alcoholism and subjectivationLiteracy and the development of metatextual awareness: epilinguistic and metalinguistic knowledge in focus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

GERHEIM, Marcia Souza  and  CASTRO, Fernando Gastal. As tensões de ser professor no setor privado de ensinoLas tensiones de ser professor em el sector privado de enseñanza. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 35-50. ISSN 1809-5267.

Este artigo analisa as tensões a respeito do que é ser professor em instituições privadas de ensino. Utilizamos a noção de injunção paradoxal de Castro e Gaulejac a fim de pensar atividade de trabalho, seus sentidos e suas incompatibilidades gerados pelos modos de gestão empresarial. Como referencial metodológico, baseamo-nos numa pesquisa de campo de viés fenomenológico e qualitativo, buscando compreender a situação de trabalho como sugerem Alvim e Castro. Os resultados alcançados revelam que ser professor neste contexto mostra-se tensionado por um lado, por possíveis capazes de dar sentido ao ensinar e, por outro, por exigências mercantis produtoras de forte desgaste e conflitos. Concluímos argumentando pela existência de um agravamento de experiências de mal-estar no trabalho, constituída pela situação paradoxal da atividade do docente que se encontra obrigado a ser, ao mesmo tempo e contraditoriamente, agente comercial-flexível e educador-pedagogo.

Keywords : Gestão empresarial da educação; Mal-estar no trabalho; Sentido do trabalho; Trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License