SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3La invención de los Alcohólicos Anónimos: alcoholismo y subjetivaciónLa alfabetización e la conciencias metatextual: el conocimiento epilingüístico e metalingüístico en el foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

GERHEIM, Marcia Souza  y  CASTRO, Fernando Gastal. As tensões de ser professor no setor privado de ensinoLas tensiones de ser professor em el sector privado de enseñanza. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 35-50. ISSN 1809-5267.

Este artigo analisa as tensões a respeito do que é ser professor em instituições privadas de ensino. Utilizamos a noção de injunção paradoxal de Castro e Gaulejac a fim de pensar atividade de trabalho, seus sentidos e suas incompatibilidades gerados pelos modos de gestão empresarial. Como referencial metodológico, baseamo-nos numa pesquisa de campo de viés fenomenológico e qualitativo, buscando compreender a situação de trabalho como sugerem Alvim e Castro. Os resultados alcançados revelam que ser professor neste contexto mostra-se tensionado por um lado, por possíveis capazes de dar sentido ao ensinar e, por outro, por exigências mercantis produtoras de forte desgaste e conflitos. Concluímos argumentando pela existência de um agravamento de experiências de mal-estar no trabalho, constituída pela situação paradoxal da atividade do docente que se encontra obrigado a ser, ao mesmo tempo e contraditoriamente, agente comercial-flexível e educador-pedagogo.

Palabras clave : Gestão empresarial da educação; Mal-estar no trabalho; Sentido do trabalho; Trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License