SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3As tensões de ser professor no setor privado de ensinoEnseñanza de escritura de oraciones para alumnos sordos por discriminaciones condicionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

LUCEN, Renata Nóbrega de  y  SPINILLO, Alina Galvão. Alfabetização e consciência metatextual: conhecimento epilinguístico e metalinguístico em foco. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 51-65. ISSN 1809-5267.

O presente estudo examina as relações entre alfabetização e a consciência metatextual, considerando que o desenvolvimento desta consciência envolve conhecimentos epilinguístico e metalinguístico. Crianças alfabetizadas e não alfabetizadas realizaram tarefas que avaliavam esses dois tipos de conhecimento em relação a histórias. Histórias completas e incompletas foram apresentadas, sendo as crianças solicitadas a emitir julgamentos acerca de suas partes constituintes, justificando seus julgamentos. Ambos os grupos tiveram desempenho semelhante na tarefa epilinguística, porém as crianças não alfabetizadas tiveram dificuldades na tarefa metalinguística, enquanto as crianças alfabetizadas tiveram um bom desempenho nas duas tarefas, sobretudo na metalinguística. Concluiu-se que, embora haja um conhecimento epilinguístico mesmo entre as crianças ainda não alfabetizadas, a alfabetização contribui para o desenvolvimento da consciência metatextual como um todo.

Palabras clave : Crianças; Alfabetização; Consciência metatextual; Conhecimento epilinguístico; Conhecimento metalinguístico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License