SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3La alfabetización e la conciencias metatextual: el conocimiento epilingüístico e metalingüístico en el focoComportamientos de profesores y alumnos: descripciones y comparaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

FELICIANO, Stefan Bovolon  y  MOROZ, Melania. Ensino de escrita de orações para alunos surdos por discriminações condicionais. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 66-79. ISSN 1809-5267.

O presente trabalho teve como objetivo o ensino de escrita de orações, por meio de discriminações condicionais, para alunos surdos. O procedimento teve a oração como unidade de ensino, sendo aplicado com software educativo. Participaram três alunos surdos do Ensino Médio regular. Foram utilizados os estímulos: orações ditadas (A), imagens/cenas representativas das orações (B), orações impressas (C). O delineamento constou de pré-teste, ensino, pós-teste e teste de generalização. Avaliou-se o repertório de escrita de orações antes do ensino e após o ensino, e testou-se a escrita de orações de generalização. Comparando-se os resultados antes e após o ensino, verificou-se que ocorreu escrita generalizada, com aumento na frequência dos elementos componentes de uma oração (artigo, substantivo, verbo, preposições). Conclui-se que o procedimento de ensino possibilitou, a alunos surdos, aperfeiçoar o repertório de escrita de orações.

Palabras clave : Surdez; Escrita; Discriminação condicional; Equivalência de estímulos; Software educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License