SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Ensino de escrita de orações para alunos surdos por discriminações condicionaisHabilidades sociais educativas de cuidadores de crianças institucionalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  MARIANO, Marília. Comportamentos de professores e alunos: descrições e comparações. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 80-97. ISSN 1809-5267.

Diante da escassez de estudos que operacionalizam e comparam os comportamentos que subsidiam as interações sociais entre docentes e alunos, objetivou-se descrever e comparar as práticas educativas de professores e os comportamentos das crianças. Foram controladas as variáveis relativas à escolaridade, sexo e indicadores clínicos para problemas de comportamentos. Participaram do estudo 283 crianças que foram avaliadas por 142 docentes, por meio de roteiro de entrevista e questionários. As interações sociais no ambiente escolar são influenciadas mutuamente e podem tanto promover a aquisição de habilidades sociais, como potencializar problemas de comportamento. Este estudo tende a auxiliar programas interventivos com docentes em prol do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Problemas de comportamento; Habilidades sociais; Práticas educativas; Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License