SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Comportamentos de professores e alunos: descrições e comparaçõesO sujeito autista como figura da segregação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GUERRA, Lívia Lira  e  DEL PRETTE, Zilda Pereira. Habilidades sociais educativas de cuidadores de crianças institucionalizadas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 98-112. ISSN 1809-5267.

Este estudo analisou possíveis relações entre o repertório de habilidades sociais educativas dos cuidadores e as habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças em situação de acolhimento institucional. Participaram 36 crianças, de 6 a 12 anos, bem como 19 cuidadores responsáveis, que responderam sobre as crianças no Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) e sobre si no Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Del-Prette). A amostra de crianças apresentou escores abaixo da norma para habilidades sociais e acima para problemas de comportamento; a de cuidadores apresentou escores normativos para habilidades sociais e abaixo da norma para habilidades sociais educativas. São discutidas possíveis implicações práticas e de pesquisa das habilidades sociais educativas de cuidadores sobre o desenvolvimento socioemocional de crianças institucionalizadas.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Acolhimento institucional; Habilidades sociais educativas; Cuidadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License