SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Educative social skills of caregivers of institutionalized childrenPhenomenological principles of the understanding of schizophrenia based on Vygotsky author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LIMA, Maria Celina Peixoto; FONTENELE, Thalita Castello Branco  and  GASPARD, Jean-Luc. O sujeito autista como figura da segregação. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 113-127. ISSN 1809-5267.

Considerando a problemática clínico-política concernente ao autismo, nosso objetivo é discutir como o sujeito autista representa uma das figuras da segregação do nosso tempo. Partimos de uma contextualização sobre a nova racionalidade tecnocientífica da medicina contemporânea e seus efeitos sobre os critérios estatísticos de diagnóstico/classificação no campo da saúde mental, para, em seguida, situarmos as questões relativas ao que vem configurando uma batalha política acerca do tratamento do autismo. Assim, observamos que o autismo atualiza a noção de criança generalizada, com a qual Lacan se referia ao sujeito-objeto da ciência, aquele cuja verdade está nas mãos dos especialistas. Concluímos que a contribuição de Lacan permanece atual, e - se em 1967, ele desenvolveu suas ideias sobre a segregação como resposta à psiquiatria da criança - interrogamos o que ele teria dito hoje, 50 anos depois, com relação ao cenário atual, ordenado em torno das políticas de saúde mental infantil.

Keywords : Psicanálise; Autismo; Saúde Pública; Segregação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License