SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Habilidades sociais educativas de cuidadores de crianças institucionalizadasPrincípios fenomenológicos da compreensão da esquizofrenia fundamentados em Vigotski índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Maria Celina Peixoto; FONTENELE, Thalita Castello Branco  e  GASPARD, Jean-Luc. O sujeito autista como figura da segregação. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 113-127. ISSN 1809-5267.

Considerando a problemática clínico-política concernente ao autismo, nosso objetivo é discutir como o sujeito autista representa uma das figuras da segregação do nosso tempo. Partimos de uma contextualização sobre a nova racionalidade tecnocientífica da medicina contemporânea e seus efeitos sobre os critérios estatísticos de diagnóstico/classificação no campo da saúde mental, para, em seguida, situarmos as questões relativas ao que vem configurando uma batalha política acerca do tratamento do autismo. Assim, observamos que o autismo atualiza a noção de criança generalizada, com a qual Lacan se referia ao sujeito-objeto da ciência, aquele cuja verdade está nas mãos dos especialistas. Concluímos que a contribuição de Lacan permanece atual, e - se em 1967, ele desenvolveu suas ideias sobre a segregação como resposta à psiquiatria da criança - interrogamos o que ele teria dito hoje, 50 anos depois, com relação ao cenário atual, ordenado em torno das políticas de saúde mental infantil.

Palavras-chave : Psicanálise; Autismo; Saúde Pública; Segregação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License