SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3O sujeito autista como figura da segregaçãoCaracterizando a psicologia policial enquanto uma psicologia social jurídica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COSTA, Eduardo Moura da  e  PERES, Savio Passafaro. Princípios fenomenológicos da compreensão da esquizofrenia fundamentados em Vigotski. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 128-147. ISSN 1809-5267.

A tradição filosófica iniciada por Edmund Husserl, a fenomenologia, e a teoria histórico-cultural, desenvolvida por Vigotski, rompem com a ideia da consciência cartesiana, como algo fechado. Ambas as concepções propiciam uma rica perspectiva de estudo das psicopatologias. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é contrastar as descrições provenientes da fenomenologia com as tentativas de explicação desse fenômeno desenvolvidos por Vigotski. Uma das posições mais aceitas entre os fenomenológos contemporâneos compreende essa patologia como um distúrbio do self, decorrente de alterações da estrutura da temporalidade, da corporalidade e das relações sociais. Para Vigotski, a esquizofrenia decorre da desintegração da formação conceitual da consciência, ocasionando o prejuízo na percepção da realidade, dos outros e de si mesmo. Por fim, apontaremos alguns nexos possíveis por meio do contraste das duas abordagens sobre estados patogênicos típicos da esquizofrenia.

Palavras-chave : Fenomenologia; Psicologia histórico-cultural; Esquizofrenia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License