SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Principios fenomenológicos de la comprensión de la esquizofrenia fundamentados en VygotskiLa psicología en el SUAS: una revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

NOBREGA, Lucas Mentor de Albuquerque et al. Caracterizando a psicologia policial enquanto uma psicologia social jurídica. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 148-165. ISSN 1809-5267.

Este artigo problematiza o cargo de Psicólogo Policial, pioneiro na polícia civil do estado de Santa Catarina, dando ênfase a uma abordagem da Psicologia Social Jurídica neste campo. Esta perspectiva coloca ênfase nos direitos humanos, na comunidade, em aspectos de cidadania, prevenção e redução da judicialização das relações sociais. Neste contexto, devido a uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, houve a inserção de estagiários de Psicologia nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da região metropolitana da Grande Florianópolis. A partir das experiências destes estudantes, busca-se elucidar de que forma as práticas em uma organização como a delegacia especializada podem dialogar com a proposta de uma Psicologia Social Jurídica, utilizando gênero e violência como categorias de análise.

Palabras clave : Psicologia policial; Psicologia social jurídica; Delegacia de proteção à criança; ao adolescente; à mulher e ao idoso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License