SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3A psicologia no SUAS: uma revisão de literaturaUso de redes sociais e solidão: evidências psicométricas de escalas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Joelma Cristina  e  CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Reinserção profissional: o trabalho após a aquisição de uma deficiência. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 184-197. ISSN 1809-5267.

Os aspectos psicossociais do retorno ao trabalho são discutidos neste estudo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 pessoas que, por circunstâncias diversas, adquiriram uma deficiência (visual ou física) e se reinseriram no mercado de trabalho após esta aquisição. Pelo método de análise de conteúdo, observou-se que o retorno ao trabalho foi vivenciado positivamente pela maioria dos pesquisados, o qual foi inicialmente motivado pela necessidade financeira, mas permitiu, posteriormente, a atribuição de outros sentidos ao trabalho. Além disso, este retorno assumiu maior valor individual, quando os impactos produzidos pela deficiência também foram maiores, em comparação a deficiências que exigiram menos alterações no cotidiano. Considera-se que tais resultados são relevantes ao propor formas de (re)inserção no contexto organizacional, que, além de necessárias, contribuem para um mercado de trabalho inclusivo e uma sociedade mais participativa.

Palavras-chave : Inclusão; Reinserção profissional; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License