SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Reinserção profissional: o trabalho após a aquisição de uma deficiênciaProteção de direitos humanos: o caso das quebradeiras de coco babaçu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Uso de redes sociais e solidão: evidências psicométricas de escalas. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 198-212. ISSN 1809-5267.

Objetivou-se apresentar evidências de validade e precisão do Cuestionário de Adicción a Redes Sociales (CARS) e Revised UCLA Loneliness Scale (UCLA) e verificar a relação da dependência das redes sociais com a percepção de solidão. Contou-se com 234 universitários de João Pessoa (PB), com idade média de 23,94 anos (DP = 6,67), a maioria do sexo feminino (58,0%) e solteiro (82,6%). Responderam a CARS, UCLA, Scale of Problematic Internet, Sigle Item Self-Esteem Scale e questões sociodemográficas. Os resultados das análises fatoriais exploratórias apontaram um único fator para o CARS e a UCLA, os quais demonstraram evidências de precisão igualmente favoráveis, ambos com alfa de Cronbach igual a 0,93. Verificou-se relação positiva entre uso das redes sociais e percepção de solidão e relação negativa dessa última variável com autoestima. Logo, asseguram-se as qualidades psicométricas dos instrumentos e verifica-se que os contatos virtuais não suprem a necessidade do convívio presencial.

Palavras-chave : Redes sociais; Solidão; Autoestima; Convívio social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License