SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3Protección de derechos humanos: el caso de las rompedoras de coco babaçuAutolesión sin intención suicida entre adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

SANTOS, Neemyas Kerr Batalha Dos; SILVA JUNIOR, Almir Ferreira Da  y  FONTENELLE, Plínio Santos. A medicalização da existência segundo a fenomenologia de Merleau-Ponty. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 232-245. ISSN 1809-5267.

Este artigo tem como objetivo discutir a medicalização da existência segundo a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, considerando sua noção de corpo próprio. No contexto dos transtornos mentais e comportamentais, foco da pesquisa, a medicalização se manifesta pelo crescimento massivo de intervenções psicofarmacológicas. Deste modo, realiza-se uma investigação das noções vigentes de corpo, uma vez que, tais intervenções são administradas no mesmo. Este estudo se ancora nas duas primeiras grandes obras do autor: A estrutura do comportamento e Fenomenologia da percepção. O pensamento do filósofo revela uma noção de corpo e psiquismo, os quais não se reduzem ao entrecruzamento de causalidades físico-químicas. Ressalta-se a hipótese de que a medicalização da existência ignora o caráter fenomenal do corpo como expressão quando tem como único objetivo suprimir os sintomas em detrimento da possibilidade de compreensão dos mesmos.

Palabras clave : Medicalização; Existência; Merleau-Ponty; Fenomenologia; Psicopatologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License