SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue3Non-suicidal self-injury intent among adolescentsResearch with the Desiderative Questionnaire: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PINHEIRO, Ricardo Lana  and  SILVA, Ana Paula Soares da. Apropriação do espaço e psicologia histórico-cultural: reflexões e apontamentos para possíveis aproximações. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 259-273. ISSN 1809-5267.

A partir de reflexões produzidas no âmbito de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender a constituição do professor em contexto rural, o artigo propõe uma aproximação inicial dos conceitos de apropriação do espaço e da perspectiva histórico-cultural de vertente Vigotskiana. Argumenta-se que a base marxiana dessas perspectivas permite um diálogo que pode favorecer desenvolvimentos mútuos. Apesar desta base, as elaborações contemporâneas do conceito de apropriação do espaço na Psicologia não se beneficiam de suas contribuições. Defende-se que, se por um lado a perspectiva Vigotskiana permite melhor incorporar ao conceito de apropriação do espaço a relação fenomenal da vivência do sujeito e aspectos desenvolvimentais, o conceito de espaço força um detalhamento e uma especificação do que é genericamente definido como meio. O artigo argumenta assim a favor da necessária incorporação da dimensão espacial para pensarmos a constituição do sujeito.

Keywords : Psicologia histórico-cultural; Apropriação do espaço; Constituição do sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License