SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3El Cuestionario Desiderativo: fundamentos psicoanalíticos y revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

CARVALHO, Alana Nagai Lins de  y  SILVA, Joilson Pereira da. Sexualidade das pessoas com deficiência: uma revisão sistemática. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.3, pp. 289-304. ISSN 1809-5267.

Com o objetivo de analisar o estado da arte sobre sexualidade das pessoas com deficiência, investigando as principais temáticas, objetivos e resultados alcançados, o presente artigo consultou as bases de dados Index Psi Periódicos, PePSIC, LILACS, SciELO e Web of Science, utilizando os descritores "sexualidade", "pessoas com deficiência", "representação social" e "direitos sexuais e reprodutivos", nos idiomas português, inglês e espanhol, recuperando um total de 38 artigos publicados no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2017. Os resultados envolvem quatro temáticas principais: Vivência da sexualidade; Percepções sobre a sexualidade; Infecções Sexualmente Transmissíveis; e Direitos sexuais e reprodutivos. Os preconceitos e estereótipos sociais, a superproteção familiar, a educação sexual incompleta e as barreiras arquitetônicas destacaram-se como as principais condições sociais que impedem o desenvolvimento e o exercício da sexualidade pelas pessoas com deficiência.

Palabras clave : Sexualidade; Pessoas com deficiência; Representação social; Direitos sexuais e reprodutivos; Revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License