SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número especialBio-necropolítica: diálogos entre Michel Foucault e Achille Mbembe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

O, Jorge Ramos do. Novos ares e o desgoverno da escola: traçados histórico-genealógicos e a poética do hoje-amanhã. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.spe, pp. 6-19. ISSN 1809-5267.

Este artigo pretende acercar-se das forças acionadas para governar a cognição dos sujeitos escolarizados. Crescer dentro de um estabelecimento de ensino é habitar, desde a infância, uma mecânica de governo que faz escolar regressar, dia após dia, a uma mesma performance caraterizada pela vigilância constante, pela padronização e procura do igual tantos dos conhecimentos quanto dos sujeitos. Os mesmos conteúdos são administrados em simultâneo a todos os alunos como se fossem um só. O dispositivo escolar que montámos desde o final do século XVI permanece intato nestes nossos dias da revolução digital e carateriza-se ainda pela circularidade absoluta, por um fechamento essencial. A hipótese de que parto aqui é a de que podemos ser e fazer mais se nos dermos o tempo e a possibilidade de refletir, da mesma forma e com a mesma intensidade, sobre o que nos constitui como desejo e objeto idealizado, tanto quanto sobre o que se nos apresenta como obstáculo, fronteira e barreira intransponível.

Palavras-chave : Currículo; Governamentalidade; História do Presente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License