SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número especialA guerra às drogas como analisador da sociedade de segurança e do neoliberalismo no contemporâneoDesafios da militância na esquerda: artefatos para a insurgência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

D'ALMEIDA, Késia Pereira de Matos. Educação infantil, controle social e resiliência... infância como produção subjetiva. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.spe, pp. 46-58. ISSN 1809-5267.

Este artigo objetiva colocar em análise o direito à Educação Infantil como um dos direitos incorporados às políticas públicas brasileiras para a Infância. A complexidade evidencia-se nas práticas cotidianas de muitas instituições, nas quais se ratifica que promulgações das leis por si só não garantem o direito nem modificam práticas afirmadas, promovendo processos de subjetivação e formando condutas resilientes. Imergirmos nas práticas de institucionalização de crianças, estabelecendo relações entre os campos de saber, tipos de normatividade e formas de subjetividade. Entendemos como desafio a criação de espaços de discussão que possam perceber como potência o que é visto como ausência no outro. Ressignificar as práticas educativas, propiciando situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, fugindo dos ditames da organização social, redimensionando-a enquanto fluxo de resistências na sociedade de controle.

Palavras-chave : Educação; Infância; Controle e Resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License