SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 special issueChild education, social control and resilience... the childhood as subjective productionLines, scratches and scribbles - thoughts about the present author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LACAZ, Alessandra Speranza. Desafios da militância na esquerda: artefatos para a insurgência. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.spe, pp. 59-74. ISSN 1809-5267.

Este artigo tem a intenção de discutir a relação entre algumas práticas de militância e o Estado, questionando os efeitos desta aliança na efetiva transformação social e problematizando se tal aposta não vem funcionando como lubrificante da máquina estatal, apaziguando, assim, insurgências por parte da população e dos próprios movimentos sociais. Como forma de pensar essa questão, o texto começa pensando a constituição da razão de Estado no século XVI e da governamentalidade como nova prática política de controle sobre a população que, ao longo dos séculos vem aperfeiçoando seus mecanismos e táticas. Posteriormente, analisa as singularidades da emergência do Estado no Brasil, transitando pelas noções de democracia, colonialismo e matabilidade. E por fim, discute a ideia de captura da Forma-Estado sobre a produção de subjetividades e o desejo, trazendo a ideia de máquina de guerra como possibilidade de resistência.

Keywords : Militância; Estado; Governamentalidade; Democracia; Produção de subjetividades; Máquina de guerra.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License