SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número especialLinhas, riscos e rabiscos - considerações sobre o presenteConselho tutelar não se escreve com maiúscula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NASCIMENTO, Maria Lívia do; JASHAR, Paloma Lima Ramos  e  BARBOSA, Marianne de Camargo. Proteção e escuta no espaço do conselho tutelar: relações com a judicialização da vida. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.spe, pp. 92-104. ISSN 1809-5267.

O artigo busca pensar como se dá a institucionalização de algumas práticas que entrelaçam escuta e proteção a partir de uma intervenção realizada em conselhos tutelares (CTs). As análises procuram questionar práticas instituídas sobre a proteção de crianças e adolescentes no referido estabelecimento. Na rotina do conselho tutelar, são frequentes os usos que se faz da escuta como arte do especialista e como uma técnica para apontar verdades. A escuta, tomada como um saber poder, acaba por tomar o judiciário como espaço mais capacitado para gerir as condutas, seja normalizando os modos de vida, seja sendo convocado quando esta vida escapa à moral instituída. De tais problematizações surgem alguns questionamentos que conduzem a presente escrita. Aqui dois em destaque: como são escutadas as diferenças que se instalam no espaço de atendimento? Como se dão as práticas de escuta e proteção em meio aos processos de judicialização que atravessam o CT?

Palavras-chave : Escuta; Proteção; Conselho tutelar; Judicialização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License