SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número especialPara acabar com o juízo (de deus): Artaud, Foucault e os corpos ingovernáveisO governo da infância: o brincar como técnica de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LEMOS, Flávia Cristina Silveira. O governo da subjetividade por meio da judicialização no dispositivo de segurança. Arq. bras. psicol. [online]. 2018, vol.70, n.spe, pp. 142-151. ISSN 1809-5267.

Este artigo, em formato de ensaio teórico, visa analisar práticas de judicialização, no neoliberalismo, em especial, na economia política, no Estado de Direito. A tríade poder, direito e verdadeforma um triângulo cuja base está assentada no funcionamento da soberania jurídica em correlação com o poder disciplinar. Com efeito, na soberania e disciplina há uma vigilância da sociedade e regulação das liberdades como dinâmica social do direito focado na defesa, o qual desemboca em uma inflação jurídica. Além desta soberania disciplinar funciona também um governo das condutas, no neoliberalismo realizado enquanto dispositivo de segurança para controle em prol da instauração e manutenção da encomenda de lei e ordem, em meio à lógica do mercado e da racionalidade empresarial das existências bem como na gestão da vida, na biopolítica.

Palavras-chave : Governo; Judicialização; Neoliberalismo; Verdade; Segurança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License