SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1O estresse em mães de prematuros: ensaio clínico sobre atividade educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. Encontros possíveis entre psicologia e educação para a inclusão escolar. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 6-18. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.6-18.

As políticas de educação inclusiva proporcionaram avanços ao processo de democratização do ensino, especialmente a partir da década de 1990. Em meio às transformações conquistadas, a Psicologia Escolar e Educacional tem sido convocada para inventar e reinventar práticas na busca pela efetivação da inclusão. Este artigo reflete sobre os desafios a serem superados com a finalidade de enfrentarmos a lógica excludente que ainda atravessa muitos espaços escolares. Inicialmente, apontamos as conquistas registradas pela legitimação da educação inclusiva. Em um segundo momento, conjeturamos sobre limites e restrições que tornam a inclusão imensamente desafiadora e necessária. Em seguida, sugerimos caminhos epistemológicos capazes de potencializar o encontro entre psicologia e educação. Finalmente, com o objetivo de reafirmar a importância de adotarmos uma mudança paradigmática na promoção da educação inclusiva, apresentamos duas intervenções bem-sucedidas, ambas extraídas da literatura utilizada para o embasamento teórico deste artigo.

Palavras-chave : Psicologia Escolar e Educacional; Educação; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License