SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Espaço do berçário: contribuições de um programa de acompanhamentoAlienação parental nas varas de família: avaliação psicológica em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MOREIRA, Pollyana Lucena  e  RIQUE, Júlio. Julgamento moral e posicionamento político-ideológico de jovens brasileiros. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 54-67. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.54-67.

A presente pesquisa foi realizada com base na concepção de que julgamentos morais e posicionamentos político-ideológicos possuem uma estrutura lógica pautada em valores e que ambos se desenvolvem paralelamente. Nesse sentido, teve-se como objetivo verificar a qualidade do posicionamento político-ideológico de jovens brasileiros a partir de diferenças no julgamento moral. Os resultados confirmaram a associação entre as diferenças na qualidade do julgamento moral e do posicionamento político-ideológico: jovens com julgamento convencional defenderam um posicionamento pautado em valores humanitários; jovens com julgamento pós-convencional defenderam um posicionamento político-ideológico pautado na associação entre princípios humanitários e democráticos. A partir desses resultados conclui-se a existência de maior sofisticação do posicionamento político-ideológico para jovens com julgamento pós-convencional.

Palavras-chave : Moral; Ideologia; Política; Valores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License