SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Juicio moral y posicionamiento político-ideológico de jóvenes brasileñosLos desafíos de las pasantías supervisadas específicas en psicología escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

VEIGA, Camila Valadares da; SOARES, Laura Cristina Eiras Coelho  y  CARDOSO, Fernanda Simplício. Alienação parental nas varas de família: avaliação psicológica em debate. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 68-84. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.68-84.

O presente trabalho problematiza, na perspectiva da psicologia social jurídica, o processo de judicialização da vida presente nas demandas que envolvem alienação parental que chegam às Varas de Família e como os psicólogos têm respondido a essas solicitações junto ao judiciário. A metodologia é composta pela análise bibliográfica e legislativa acerca da alienação parental, além da realização de entrevistas semiestruturadas com psicólogos de Varas de Família de um tribunal pertencente à Região Sudeste do país. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo e os resultados apontaram que a atuação do psicólogo deve atentar para uma colaboração interventiva junto aos envolvidos no processo, a fim de que não se reduza à produção de laudos periciais para subsidiar a decisão do juiz. Desta forma, considera-se importante que o contexto social e as implicações éticas, técnicas e políticas da prática psicológica no sistema de justiça sejam contemplados nas avaliações psicológicas.

Palabras clave : Psicologia Jurídica; Alienação Parental; Família; Avaliação Psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License