SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Alienação parental nas varas de família: avaliação psicológica em debatePráticas integrativas e complementares na saúde mental do estudante universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GONCALVES, Marianne Oliveira  e  VERAS, Renata Meira. Os desafios dos estágios supervisionados específicos em psicologia escolar. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 85-102. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.85-102.

O artigo tem como objetivo analisar a percepção dos estagiários do curso de psicologia sobre os desafios dos estágios supervisionados específicos na escola. A metodologia utilizada foi estudo de caso de natureza qualitativa. O material foi levantado através de roteiro de entrevista semiestruturada, sendo posteriormente analisado por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. Ao todo, oito estagiários participaram da pesquisa. De acordo com os resultados, os estagiários apontaram como desafios a relação com a equipe escolar, as expectativas sobre o papel do psicólogo, a superação do olhar clínico nas demandas escolares e os entraves presentes na condição de estagiários, que perpassam questões de ordens burocráticas, simbólicas e subjetivas. De modo geral, a pesquisa corroborou com outros estudos que abordam os desafios da psicologia escolar, sendo singular ao tratar dessas questões durante o processo de formação nos estágios.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Desafios; Estágio Supervisionado Específico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License