SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Integrative and complementary practices in the mental health of university studentsThe supervision on clinical training school as a counterweight for psychoanalysis in the university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VIEIRA, Érico Douglas  and  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Acolhimento psicológico com sujeitos marginalizados: tensões entre o tradicional e o instituinte. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 112-127. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.112-127.

Este texto pretende problematizar as práticas clínicas com moradores de rua, em uma proposta que se afasta da clínica tradicional. Para tal, utiliza a teoria da Análise Institucional como interlocutora para abarcar o campo de forças do instituído e do instituinte, que emerge através dos analisadores, efeitos que sustentam essa relação antagonista. Os analisadores encontrados foram: (1) Inserção do plantão psicológico na instituição: demandas e tensões; (2) Dificuldades, bloqueios e entraves vividos nos plantões psicológicos e (3) Espaço clínico como encontro com a alteridade. Concluímos que há uma insuficiência dos modelos tradicionais de Psicologia no contato com outros arranjos clínicos, o que convoca a emergência de outra clínica, instituinte e potente.

Keywords : Subjetividade; Prática Clínica; Análise Institucional; Acolhimento Psicológico; População de Rua.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License