SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1Acolhimento psicológico com sujeitos marginalizados: tensões entre o tradicional e o instituinteAnsiedade entre as pessoas surdas: um estudo teórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

KESSLER, Carlos Henrique  e  ARAUJO, Fernando Marcial Ricci. A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 128-142. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.128-142.

O artigo parte da elaboração sobre a experiência de trabalho como supervisor em uma Clínica-Escola de Psicologia. Indaga-se sobre as formas através das quais a supervisão pode emergir como espaço privilegiado de transmissão da psicanálise. Procede-se a uma revisão bibliográfica sobre a supervisão na história da psicanálise e no contexto das Clínicas-escola em seu tensionamento com a universidade. A partir de vinhetas clínicas de supervisão, delineamos uma reflexão por duas vias: a respeito da formação dos praticantes e da sua função de suporte na condução dos tratamentos. Finalmente, argumenta-se que a supervisão pode emergir, a partir do discurso do analista, como báscula e que este pode encontrar ali terreno fértil para exercer sua função de operar giros nos discursos, os quais coexistem na Universidade. Conclui-se que a supervisão pode gerar efeitos de transmissão que presentifiquem a ética da psicanálise em extensão, ou seja, presente no mundo para além dos consultórios.

Palavras-chave : Psicanálise; Supervisão; Clínica-Escola; Transmissão; Psicanálise em Extensão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License