SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número1A supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidadeSuicídio: uma compreensão sob a ótica da psicologia existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Fábio  e  SILVA, Joilson Pereira da. Ansiedade entre as pessoas surdas: um estudo teórico. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp. 143-157. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.143-157.

O objetivo deste estudo teórico foi discutir a influência da comunicação, do gênero, do nível educacional e das características da surdez sobre a ansiedade das pessoas surdas. Comunicação e características da surdez são constantes desencadeadores de ansiedade entre as pessoas surdas, pois são praticamente inerentes à surdez, o que requer estratégias comunicacionais eficazes e maior habilidade linguística para lidar com seus efeitos ansiogênicos. O nível educacional e o gênero são fortalecedores do desenvolvimento da ansiedade, porém, advêm de contextos externos ligados ao modelo de cuidado e aos valores recebidos na família e fora dela e à possibilidade de desenvolvimento educacional. Apesar de comum a todas as pessoas, a ansiedade apresenta desencadeadores específicos para as pessoas surdas, o que requer da família um maior suporte social e emocional, além do engajamento de profissionais e pesquisadores na busca por meios que protejam ou facilitem a vida das pessoas surdas contra a ansiedade.

Palavras-chave : Pessoa surda; Ansiedade; Psicologia e Surdez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License