SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2Esquema narrativo de histórias, seus correlatos cognitivos e compreensão leitoraO conhecimento tácito a partir da perspectiva de Michael Polanyi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MARTINEZ, Maria Regina. Tempo e desejo: perspectivas em psicopatologia psicanalítica. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2, pp. 24-33. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.24-33.

O diagnóstico psicopatológico permite o planejamento terapêutico e oferece perspectivas prognósticas. A neurose, enquanto diagnóstico psicanalítico, inclui as formas de subjetividade em que predominam dificuldades no campo do objeto do desejo, sendo dividida em duas vertentes possíveis: neurose histérica e neurose obsessiva. No sofrimento psíquico há um rompimento com a referência cronológica e a percepção subjetiva da passagem do tempo ganha valor para determinação do diagnóstico diferencial e da conduta terapêutica. O obsessivo utiliza o tempo a favor do seu masoquismo, contando obsessivamente o tempo que falta para atingir seu desejo, enquanto que na histeria o tempo é utilizado a favor da vitimização, em que o sujeito se volta para um momento de sofrimento e se fixa nele, revivendo-o repetidas vezes. O manejo do tempo no tratamento permite que haja produção do inconsciente, oferecendo a oportunidade do resgate do desejo, permitindo a simbolização e afastando o sofrimento psíquico.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicodiagnóstico; Desejo; Tempo Subjetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License