SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2O conhecimento tácito a partir da perspectiva de Michael PolanyiDesenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade: uma análise de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2, pp. 51-67. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67.

Há uma diversidade de métodos para guiar a análise qualitativa. O pesquisador iniciante ainda carece de uma referência para análise qualitativa de dados que seja suficientemente flexível, frutífera e coerente com uma abordagem qualitativa. Mais notável é a referência à análise de conteúdo apropriada a abordagens quantitativas, mas livremente usada em estudos qualitativos. O objetivo deste texto é apresentar a Análise Temática como proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke, focalizando em sua aplicação. Descreve-se o que é preciso saber sobre a Análise Temática antes de realizá-la e como conduzi-la em seus seis passos. São apresentados exemplos com dados coletados com amostra brasileira para ilustrar passos cruciais, bem como sete vantagens desse método. O texto encerra com recomendações para editores e pareceristas de periódicos científicos sobre o que priorizar na avaliação de trabalhos que relatam o uso da Análise Temática.

Palavras-chave : Análise Qualitativa; Análise Temática; Estudo Qualitativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License