SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise TemáticaO olhar da Medusa: reflexões sobre crack e internação compulsória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BARROS, Suzane Carvalho da Vitória  e  SILVA, Luciana Mourão Cerqueira e. Desenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade: uma análise de gênero. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2, pp. 68-83. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.68-83.

Historicamente os homens detêm maior número de bolsas produtividade em pesquisa. Este estudo discute diferenças de gênero no desenvolvimento da carreira acadêmica e as práticas sociais de naturalização dessas disparidades. Participaram bolsistas do nível inicial (n = 620) e final da carreira (n = 616). Foram analisados currículos Lattes e aplicados questionários sobre estado civil, presença de filhos, idade ao se tornar pesquisador etc. Os resultados apontaram que as mulheres se titulam mais tarde, demoram mais para ingressar no sistema de bolsas e seus filhos mais velhos têm média de idade maior. Além disso, na medida em que a carreira científica avança, o número de mulheres no sistema de bolsas decresce. Os resultados permitem discutir a influência dos estereótipos de gênero no desequilíbrio na divisão das responsabilidades familiares, além de trazer implicações para as estratégias de planejamento do desenvolvimento profissional dos pesquisadores e para a definição de políticas científicas que considerem tais desigualdades.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Gênero; Pesquisador; Produtividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License