SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2Desarrollo en la carrera de becarios productividad: un análisis de géneroCreencia religiosa y final de análisis: el sujeto frente a la elaboración de saber índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

VIEIRA JR., Cezar Augusto; ROSO, Adriane  y  ARDANS-BONIFACINO, Hector Omar. O olhar da Medusa: reflexões sobre crack e internação compulsória. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2, pp. 84-98. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.84-98.

Este ensaio trata de uma discussão teórico-crítica sobre o dispositivo de internação compulsória, especificamente nos casos relacionados ao uso de crack. A construção teórica partirá de algumas reflexões sobre o olhar do outro como parte integrante desse fenômeno, através de uma analogia com o mito da Medusa. A análise terá como base a perspectiva existencialista de Jean-Paul Sartre, trazendo para a discussão o contexto neoliberalista, liberdade, campo dos possíveis, má-fé, estigma e o ser-para-outro. Dessa discussão, emerge o questionamento da internação compulsória como medida de tratamento para pessoas que fazem uso de crack. Essas pessoas, sob o olhar do outro, já têm suas possibilidades barradas em função do uso da substância, sendo que a imposição desse tratamento culmina em seu assujeitamento e objetificação.

Palabras clave : Internação Compulsória; Sartre; Crack; Má-fé; Estigma.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License