SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2Preditores de stress em concluintes do ensino médioPolítica de Formação Profissional e trabalho decente: ferramentas de erradicação do trabalho infantil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CUNHA, Felipe Augusto  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. Análises psicométricas da Escala de Distorções Cognitivas Depressivas. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2, pp. 130-149. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.130-149.

As distorções cognitivas são erros lógicos de pensamentos que podem alterar a realidade do sujeito, causando possíveis sintomas depressivos. O objetivo do estudo foi construir um instrumento intitulado de Escala de Distorções Cognitivas Depressivas (EDICOD) e buscar evidências de validade baseada no conteúdo e estrutura interna, utilizando análise fatorial exploratória e o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na etapa de construção do estudo, participaram oito juízes e 27 estudantes de graduação para uma aplicação piloto para adequação dos itens. Posteriormente, 459 indivíduos, divididos entre sujeitos não clínicos e clínicos com diagnóstico de depressão, de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 60 anos. Após as análises psicométricas, a escala ficou reduzida com 36 itens, divididos em três fatores interpretáveis, sendo esses, Abstração seletiva/personalização (F1), Inferência arbitrária/maximização e minimização (F2) e por último, Pensamento dicotômico/hipergeneralização (F3). Assim, a EDICOD apresentou ser um instrumento adequado de rastreio das principais distorções cognitivas, principalmente para possível uso em ambiente clínico.

Palavras-chave : Psicometria; Construção; Instrumento; Distorção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License