SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número2Produção da Psicologia no Brasil sobre mulheres rurais: revisão sistemáticaRepresentações sociais da deficiência física na revista Veja (1968-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CORTEZ, Pedro Afonso; VEIGA, Heila Magali da Silva  e  SALVADOR, Ana Paula. Impacto de personalidade e empresas juniores para estimular potenciais empreendedores. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2, pp. 179-192. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.179-192.

O empreendedorismo afirma-se como alternativa de inserção profissional em um contexto de precarização social do trabalho. Por isso, o objetivo geral da investigação foi identificar os fatores de personalidade e experiências acadêmicas capazes de predizer o desenvolvimento do potencial empreendedor estudantil. Foram analisados o potencial empreendedor, a personalidade (Big Five) e as experiências acadêmicas de 323 estudantes universitários. Os fatores conscienciosidade, extroversão, abertura para experiências e amabilidade, conjuntamente às experiências em empresas juniores, se apresentaram como preditores positivos do potencial empreendedor. O fator neuroticismo apresentou relação negativa. Ressalta-se a importância dos fatores de personalidade e das experiências de nível superior no desenvolvimento do potencial empreendedor. Sugerem-se ainda ações para maximizar a autorregulação dos alunos e experiências voltadas às empresas juniores, com o intuito de estimular o potencial empreendedor estudantil.

Palavras-chave : Personalidade; Empresa Júnior; Educação Empreendedora; Empreendedorismo; Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License