SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Formación y reglamentación en psicología en la Archivos Brasileños de la PsicotecniaFragmentos históricos del indio como trabajador rural en la Psicología del Trabajo a mediados del siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MOTA, Ana Maria Del Grossi Ferreira; VERAS, André; VARELLA, André  y  MIRANDA, Rodrigo. Modelos de saúde mental e doença mental: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968). Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 23-35. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.23-35.

Este artigo objetivou descrever e analisar conhecimentos e práticas que influenciavam o modelo de compreensão de saúde mental e de doença mental, no período de 1949-1968, com a finalidade de esclarecer a definição da expressão "problemas de ajustamento", como foco da atividade do psicólogo, no Brasil. Para tanto, utilizando-se a história quantitativa e a história digital, foram analisados artigos publicados, no referido período, nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Os resultados sugerem controvérsias sobre os modelos de compreensão de saúde mental e doença mental. Foram identificados embates entre dois modelos psiquiátricos: a "nova psiquiatria", que estaria em construção, e uma "psiquiatria tradicional". Tais modelos de compreensão produziam diferentes práticas terapêuticas. Finalmente, "problemas de ajustamento" poderiam ter relação com as práticas terapêuticas, como a reabilitação, uma vez que remeteriam a uma visão de mundo em que indivíduo e coletividade seriam inseparáveis.

Palabras clave : História da Psicologia; História Digital da Psicologia; Arquivos Brasileiros de Psicotécnica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License