SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Formação e regulamentação em psicologia na Arquivos Brasileiros de PsicotécnicaFragmentos históricos do índio como trabalhador rural na Psicologia do Trabalho de meados do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MOTA, Ana Maria Del Grossi Ferreira; VERAS, André; VARELLA, André  e  MIRANDA, Rodrigo. Modelos de saúde mental e doença mental: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968). Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 23-35. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.23-35.

Este artigo objetivou descrever e analisar conhecimentos e práticas que influenciavam o modelo de compreensão de saúde mental e de doença mental, no período de 1949-1968, com a finalidade de esclarecer a definição da expressão "problemas de ajustamento", como foco da atividade do psicólogo, no Brasil. Para tanto, utilizando-se a história quantitativa e a história digital, foram analisados artigos publicados, no referido período, nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Os resultados sugerem controvérsias sobre os modelos de compreensão de saúde mental e doença mental. Foram identificados embates entre dois modelos psiquiátricos: a "nova psiquiatria", que estaria em construção, e uma "psiquiatria tradicional". Tais modelos de compreensão produziam diferentes práticas terapêuticas. Finalmente, "problemas de ajustamento" poderiam ter relação com as práticas terapêuticas, como a reabilitação, uma vez que remeteriam a uma visão de mundo em que indivíduo e coletividade seriam inseparáveis.

Palavras-chave : História da Psicologia; História Digital da Psicologia; Arquivos Brasileiros de Psicotécnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License