SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Modelos de saúde mental e doença mental: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968)A crise da psicologia social brasileira: apontamentos históricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANT'ANNA, André Luís de Oliveira de; CASTRO, Alexandre de Carvalho  e  JACO-VILELA, Ana Maria. Fragmentos históricos do índio como trabalhador rural na Psicologia do Trabalho de meados do século XX. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 36-47. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.36-47.

Situado no campo da História da Psicologia, o objetivo deste artigo consiste em analisar a contribuição do periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (posteriormente denominado Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada e Arquivos Brasileiros de Psicologia) para o estudo da temática dos povos indígenas, dado particularmente relevante no cenário historiográfico que tende a definir o ano de 2004 como ponto de partida nas relações entre a Psicologia e o estudo dos índios brasileiros. Nesse sentido, a partir de levantamento feito nos números publicados de 1949 (ano de criação da revista) até 1968, foram analisados quatro artigos que tratavam de questões relativas aos povos indígenas, em um contexto que permitiu investigar a caracterização do índio, pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), como trabalhador rural; sob a perspectiva do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), instituição que é considerada como emblemática no campo da História da Psicologia do Trabalho.

Palavras-chave : Índio; Arquivos Brasileiros de Psicotécnica; História da Psicologia do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License