SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Fragmentos históricos do índio como trabalhador rural na Psicologia do Trabalho de meados do século XXGovernamentalidade e práticas psicológicas: modos de gestão nos artigos brasileiros de psicologia do trabalho (1949 a 1965) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SILVA, Gervásio de Araújo Marques da. A crise da psicologia social brasileira: apontamentos históricos. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 48-63. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.48-63.

Este trabalho histórico investigou a psicologia social brasileira na década de 1970, período conhecido como "crise da psicologia social". Narrativas apontam que modelo hegemônico, o cognitivo-experimental, foi questionado e emergiu a preocupação com a transformação social. O objetivo foi identificar as críticas nas publicações da disciplina durante a "crise". A metodologia foi a pesquisa documental. Analisou-se três periódicos: o Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, o Boletim de Psicologia e o Psico. A análise demonstrou a hegemonia do modelo cognitivo-experimental e as críticas, direcionadas principalmente à metodologia experimental e à irrelevância social. Poucos artigos apresentaram modelos alternativos - alguns eram formas hegemônicas sob outra denominação. O modelo psiquiátrico humanitário e comunitário surgiu como uma nova forma de saber psi. Por fim, destacamos que a transformação social não apareceu em nenhum texto.

Palavras-chave : Psicologia Social; História; Crise; Crítica; Transformação Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License