SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3A crise da psicologia social brasileira: apontamentos históricosAndarilhas de estrada e questões de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FERREIRA, Arthur Arruda Leal; SANTOS, Marcus Vinícius do Amaral Gama; MONTEIRO, Gabriel Gouvêa  e  FONSECA, Luiz Eduardo Prado da. Governamentalidade e práticas psicológicas: modos de gestão nos artigos brasileiros de psicologia do trabalho (1949 a 1965). Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 64-87. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.64-87.

Esta pesquisa objetivou, tendo como base os desenvolvimentos de Foucault e Rose acerca da governamentalidade liberal, avaliar como certas práticas específicas da psicologia contemporânea se engajam nos modos de governo atuais. Valendo-nos dos resultados produzidos por Rose, acerca dos períodos de estabelecimento da psicologia do trabalho em contexto britânico e norte-americano, buscamos entender como se deu esse processo no Brasil. Para tal, investigamos produções acadêmicas publicadas nacionalmente que tratassem sobre a questão do trabalho: os Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e materiais publicados no Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil. Não foi possível adequar os documentos investigados à periodização de Rose, levando-nos a desenvolver nosso próprio esquema classificatório. Ademais, os resultados parciais da pesquisa ainda em início apontaram para uma predominância nos anos 1949-1965 de artigos de estilo disciplinar e centrado na produção.

Palavras-chave : Psicologia do Trabalho; Governamentalidade; Periódicos Brasileiros; Produção de Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License