SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Governamentalidade e práticas psicológicas: modos de gestão nos artigos brasileiros de psicologia do trabalho (1949 a 1965)Equidade de gênero intrafamiliar nas narrativas de psicólogas de Centros de Referência de Assistência Social de São Luís do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

JUSTO, Jose Sterza; FREITAS, Cledione Jacinto de  e  ALMEIDA, Jlia Esteves Bicalho de. Andarilhas de estrada e questões de gênero. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 88-104. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.88-104.

A mobilidade geográfica e psicossocial é uma das condições imperativas no mundo atual e afeta significativamente a produção de subjetividade. Partindo dessa constatação, a presente pesquisa analisa e discute o acesso à mobilidade geográfica e psicossocial como elemento central nas relações de gênero, examinando o do caso de mulheres "trecheiras", que vivem transitando de cidade em cidade, sem residência fixa, e de andarilhas, que vivem caminhando pelos acostamentos das rodovias. Mediante entrevistas realizadas com uma mulher "trecheira" e outra andarilha, analisadas sistematicamente, foi possível observar que a deserção para uma vida de perambulação de cidade em cidade ou pelos acostamentos das rodovias decorre de buscas de experiências de autonomia, independência e liberdade contra um sedentarismo desvitalizador que aprisiona a mulher em posições de subalternidade no espaço doméstico.

Palavras-chave : Andarilhas; Gênero; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License