SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue3Road walkers and gender issuesMaternal experiences in the first year of life of a premature baby author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CASTRO, Vanessa Sarmento Travincas de  and  MATTOS, Amana Rocha. Equidade de gênero intrafamiliar nas narrativas de psicólogas de Centros de Referência de Assistência Social de São Luís do Maranhão. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 105-120. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.105-120.

O artigo analisa as narrativas de psicólogas dos Centros de Referência de Assistência Social de São Luís do Maranhão com o objetivo de entender se e como o trabalho com as questões de gênero é desenvolvido no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. A partir de referencial teórico dos estudos feministas, de gênero e da psicologia social, foram realizadas e analisadas entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais. Os resultados indicam que, embora as questões de gênero atravessem a prática no Serviço, o Trabalho Social realizado foca principalmente em demandas socioeconômicas emergenciais. As entrevistadas trouxeram questões práticas que podem ser pensadas a partir dos estudos de gênero e feministas, mas relataram não possuir ferramentas técnicas e teóricas para abordá-las.

Keywords : Psicologia Social; Assistência Social; Gênero; Políticas Públicas; CRAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License