SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Equidade de gênero intrafamiliar nas narrativas de psicólogas de Centros de Referência de Assistência Social de São Luís do MaranhãoEstereótipos e intenção de adotar: explicação baseada nos valores humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BORTOLIN, Denice  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Experiências maternas no primeiro ano de vida do bebê prematuro. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 121-136. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.121-136.

O presente estudo teve como objetivo compreender as experiências maternas durante o primeiro ano de vida de um bebê prematuro, de acordo com a Teoria de Stern, sobre a Constelação da Maternidade. Utilizou-se delineamento de estudo de casos múltiplos, de caráter longitudinal, com a participação de três duplas mãe-bebê. Para tanto, foram utilizadas a Ficha de Dados Sociodemográficos, a Ficha de Dados Clínicos e a Entrevista Clínica Materna - versão hospitalar e ambulatorial, com o intuito de investigar as expectativas e sentimentos das mães sobre a maternidade, o bebê e seu desenvolvimento futuro. Os dados coletados foram analisados em quatro momentos diferentes, internação neonatal, um mês, quatro meses, e aos 12 meses após a alta. Resultados do estudo apontaram que a internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) foi sentida pelas mães, como um momento traumático, difícil de ser elaborado. Apesar do sofrimento, as participantes afirmam ter desenvolvido um bom relacionamento com as bebês, e puderam, ainda, sentir muita satisfação e felicidade em exercer a maternidade. Por fim, verificou-se, que os quatro temas da Constelação da Maternidade sofreram impacto pela condição de prematuridade, entretanto, o que mais acometeu as mães do presente estudo foi o tema "Vida-crescimento", principalmente no momento da internação em UTIN.

Palavras-chave : Constelação da maternidade; Prematuridade; Experiências maternas; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License