SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Experiencias maternas en el primero año de la vida de un bebé prematuroArte y catarsis para Vigotski en Psicología del Arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Estereótipos e intenção de adotar: explicação baseada nos valores humanos. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 137-151. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.137-151.

Este trabalho objetiva verificar o poder preditivo dos valores humanos na explicação dos estereótipos sobre a criança adotada e da intenção de adotar. Participaram 245 pessoas, sendo a maioria do sexo masculino (59,2%), com idade média de 25,5 anos (DP = 7,10). Estas responderam a Escala de Estereótipos sobre a Criança Adotada, a Escala de Intenção Comportamental de Adotar, o Questionário de Valores Básicos e um questionário sociodemográfico. Os resultados foram consistentes com o modelo teórico adotado. Os valores normativos e de realização atuaram como bons preditores dos estereótipos da criança adotada. Ademais, os valores interativos e de realização foram capazes de predizer a intenção de adotar. Conclui-se que os valores humanos se constituem como uma variável importante na explicação dos estereótipos e na intenção de adotar, possibilitando, assim, a desconstrução de estereótipos negativos e de preconceitos que envolvem a criança adotada, bem como incentivando a prática da adoção.

Palabras clave : Estereótipos; Adoção; Intenção de Adotar; Valores Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License