SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Estereótipos e intenção de adotar: explicação baseada nos valores humanosEstagiar em Psicologia Comunitária: o impacto da realidade social em acadêmicos de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FARIA, Paula Maria Ferreira de; DIAS, Maria Sara de Lima  e  CAMARGO, Denise de. Arte e catarse para Vigotski em Psicologia da Arte. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 152-165. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.152-165.

Este artigo, de cunho teórico, pretende refletir sobre a concepção de arte apresentada pelo psicólogo russo Lev Semionovich Vigotski na obra Psicologia da Arte. O estudo destaca a importância da arte como mediação para a expressão e reelaboração emocional humana, por meio da reação estética expressa pela catarse na apreciação artística. A partir das contribuições de Vigotski, enfatiza-se o potencial criativo e transformador do homem sobre a obra de arte, propiciando a ressignificação humana em seu contexto cultural e histórico. Nesse sentido, ressalta-se o papel da arte e da vivência artística enquanto instrumentos essenciais à sociedade moderna para a reconexão com os aspectos sensíveis e subjetivos que integram a psique humana.

Palavras-chave : Arte; Catarse; Vigotski.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License