SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Arte e catarse para Vigotski em Psicologia da ArteEvidências de validade para o teste de compreensão emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SOUZA, Ligia Claudia. Estagiar em Psicologia Comunitária: o impacto da realidade social em acadêmicos de Psicologia. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.3, pp. 166-183. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.166-183.

Esta é uma investigação que visou refletir sobre a prática de estagiários em Psicologia Social Comunitária e suas consequências na formação profissional desses futuros psicólogos. Para tanto, teve a seguinte questão norteadora: qual o impacto sofrido pelos estudantes de Psicologia ao ingressarem na prática do estágio em Psicologia Social Comunitária? O estudo coletou os dados a partir de um questionário semiestruturado, aplicado em 13 sujeitos, que cumpriu os princípios éticos de pesquisa com seres humanos. Os resultados indicaram que os estagiários entendem que as práticas psicossociais da Psicologia se referem ao acolhimento dos que são vulneráveis e que a Psicologia tem como seu principal compromisso social ouvir tais pessoas. A investigação concluiu que ocorre um impacto nos estagiários sofrido pela constatação da realidade social vulnerável dos sujeitos e grupos com os quais atuaram, visto que os elementos trazidos pelos estagiários da pesquisa mostraram que esse contato lhes possibilitou lidar com as diferenças sociais, tão negativas, que o Brasil ainda produz.

Palavras-chave : Psicologia; Formação profissional; Psicologia Social Comunitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License