SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1Sexual difference and the disagreement between Butler and PsychoanalysisLinguistic repertories in the Brazilian scientific literature about "homophobia" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

ROSEIRO, Claudia Paresqui; PAULA, Kely Maria Pereira de  and  MANCINI, Camila Nasser. Estresse e enfrentamento infantil no contexto do divórcio parental. Arq. bras. psicol. [online]. 2020, vol.72, n.1, pp. 55-71. ISSN 1809-5267.  http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2020v72i2p.55-71.

O divórcio poderá se constituir em evento estressor, aumentando a probabilidade de sofrimento infantil, sobretudo na presença de outros fatores risco. Este estudo avaliou como crianças lidam com o divórcio parental, verificando relações entre enfrentamento (coping), estresse e estressores contextuais. A amostra foi composta por 30 crianças, 10-12 anos, e seus pais, respondendo a roteiro de entrevista semiestruturado, Escala de Stress Infantil, Escala de Eventos Percebidos para Adolescentes e Escala de Enfrentamento do Divórcio Parental, baseada na Teoria Motivacional do Coping. Relações significativas foram identificadas entre estresse e número de eventos de vida, emoções de medo e raiva, orientação de afastamento do estressor e maior uso de estratégias de enfrentamento mal adaptativas. Discute-se como as características e a magnitude dos estressores do divórcio produziram nas crianças a percepção de ameaça às suas necessidades psicológicas, estresse e coping mal-adaptativo.

Keywords : Estresse; Enfrentamento; Divórcio; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License